Tecnologia inédita para o cultivo da cana-de-açúcar é lançada na Capital paulista

Por: Fernanda Clariano
A Basf, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), lançou na tarde de 28 de novembro, em São Paulo, sua mais nova solução para o mercado canavieiro. A tecnologia que une produtos químicos e biológicos recebeu o nome comercial de MuneoBiokit e traz um novo conceito de solução integrada que controla importantes pragas e doenças do cultivo e promove o desenvolvimento da planta, além de contribuir para a longevidade da cultura da cana-de-açúcar.
A parte química é composta pelo Muneo, produto com ação inseticida e fungicida. O produto biológico é o AprinzaTM, inoculante que atua como promotor de crescimento de raízes e parte aérea, além de contribuir com uma maior absorção de nutrientes.
“O setor sucroenergético é um dos mais importantes para a economia brasileira. A Basf sabe desses desafios enfrentados pela cadeia produtiva da cana-de-açúcar e por isso investe em soluções inovadoras que proporcionam produtividade e qualidade. O lançamento do MuneoBiokit reafirma o nosso compromisso com a longevidade dos canaviais e contribui para o legado do agricultor, disse o diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf no Brasil, Marcelo Batistela, que teve a opinião compartilhada com o vice-presidente da Basf, Eduardo Leduc. “Somos uma empresa que continuará trazendo muita inovação em várias culturas e isso é bom para o mercado brasileiro, uma vez que o agricultor precisa de inovação em função da dinâmica de pragas e doenças que a cada ano nos surpreende”.
Para o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, o lançamento do Aprinza mostra que o futuro se conecta ao presente. “Estamos falando nesse dia de uma agricultura de futuro já presente nos nossos cultivos, que é a agricultura de base biológica”. Segundo o diretor, a tecnologia antecipa o que ele classifica como a terceira onda da agricultura tropical, precedida pela revolução verde e pela atual agricultura que busca a integração dos sistemas. Soares ainda falou sobre a parceria. “A Basf e a Embrapa já desenvolveram muitas tecnologias e teremos pela frente outras a serem desenvolvidas. Agricultura e inovação são ligações diretas e sem sombra de dúvida garantirão o futuro da humanidade, mesmo porque não dá para falar de agricultura e inovação se não pensarmos nas pessoas, no nosso ambiente, no desdobramento daquilo que geramos em termos de tecnologia, de pesquisa, de promoção e entrega de valor para qualquer sociedade”.
Benefícios
O MuneoBioKit  proporciona aumento de produtividade de até 18%, com melhora no crescimento e no desenvolvimento da cana-de-açúcar. A solução pode ser usada em todas as variedades cultivadas no país. A tecnologia foi testada em campo por mais de cinco anos. Além de promover o crescimento da planta, a tecnologia também é eficiente no controle de importantes pragas e doenças. Destaque para as doenças podridão abacaxi (Ceratocystisparadoxa) e podridão vermelha (Colletotrichumfalcatum), além de pragas como o gorgulho (Sphenophoruslevis) e cupins (Heterotermestenuis). A solução apresenta efeito supressor em pragas como a broca-da-cana (Diatraeasaccharalis) que podem comprometer os canaviais caso o manejo não seja feito corretamente.
“A inovação possui performance sem precedentes no mercado, otimiza o potencial produtivo da cana-de-açúcar, auxilia no desenvolvimento do sistema radicular, aumenta a absorção de nutrientes com maior crescimento e resistência, contribuindo assim com um manejo mais sustentável”, afirma a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, dra. Verônica Massena Reis.
André Matiello, gerente de desenvolvimento de mercado da Basf, ressaltou que o trabalho conjunto com a Embrapa permitiu uma sinergia entre os dois tipos de controle, o que promove todo o manejo fitossanitário da planta. A possibilidade de ganhos no canavial é de 10 a 12 toneladas por hectare.

Fonte: Revista Canavieiros

Deixe uma resposta